Parabéns! O grande dia chegou e depois destes intermináveis 9 meses o seu bebé está finalmente nos vossos braços!
Dar as boas-vindas a um bebé é ao mesmo tempo um momento alegre e avassalador, bem sabemos. Vocês decidiram capturar este momento fugaz que é os primeiros dias do vosso bebé, e muito em breve (mais breve do que imaginam) o irão recordar de forma mágica e nostálgica.
Todos os bebés que apresentamos no nosso portfolio são diferentes, mas todos têm uma coisa em comum: os seus pais seguiram este guia de preparação.
Um bebé pacífico e sonolento irá colaborar melhor na sessão, e para procurarmos garantir isto precisamos de uma pequena ajuda vossa.
Prometemos que tudo isto irá valer a pena.
PREPARAÇÃO PARA A SESSÃO DE RECÉM NASCIDO
A chegada de um bebé é um momento muito desejado, não só pelos pais como por toda a família.
No entanto estes primeiros tempos têm tanto de belo como de desafiantes, e gerir as primeiras saídas de casa é dos momentos mais complicados.
Por isso esta deve ser o mais tranquila e relaxada possível, sem pressão nem outros elementos à mistura.
Também porque a presença de muitas pessoas no estúdio pode perturbar o bom funcionamento da sessão, bem como limitar o tipo de fotografia realizada, este é um
momento no qual apenas a família nuclear deverá estar presente.
Se houver a vontade ou necessidade de algum familiar vos acompanhar ou participar, será sempre importante sermos informados e falarmos um pouco sobre isso.
A importância de gerir e adequar as expectativas
Enquanto se preparam para a sessão fotográfica do seu bebé, alguns pais gostam de fazer algumas pesquisas para trazer algumas ideias para a sessão, o que não tem nada de errado, mas é importante perceber que podem não ser realistas ou não se adequar ao seu bebé em específico ou até ao estilo e tipo de trabalho do fotógrafo que escolheu.
O ideal é mesmo vir sem expectativas, até porque de acordo com a nossa experiência quando elas existem ou não são possíveis colocar em prática ou colocam em risco o bom funcionamento e o estado de relaxamento do bebé. No entanto, caso tenha alguma ideia em específico que seria importante para si, seja a nível de poses, composição de cenários ou tonalidades que gostasse de ver utilizadas, será fundamental entrar em contacto telefónico connosco alguns dias antes da sessão.
Os pais devem sempre verificar primeiro a qualidade e o estilo de trabalho do fotógrafo para garantir ele tem o conhecimento técnico e experiência necessárias para obter o resultado pretendido. Alguns fotógrafos focam-se mais no bebé, outros em cenários ricos de adereços, alguns em cenas mais florais, e todos esses estilos devem ser discutidos com antecedência.
Analise o tipo de fotografias que gostaria que fossem feitas e se o plano que escolheu se enquadra no que espera a nível de número de cenários e de participantes.
Uma sessão fotográfica que não tenha irmãos a participar e poucas fotografias de família, terá um resultado diferente do que outra em que nos tenhamos de dedicar em compor cenários para irmãos, fotografias individuais com pai e mãe, e ainda outras com a família completa.
Tenha sempre em mente que um fotógrafo de recém-nascidos experiente e de confiança, terá sempre em consideração primeiro a segurança e bem estar do bebé e só depois a qualidade e a criatividade. Nunca o oposto.
Quem pode participar na sessão?
A chegada de um bebé é um momento muito desejado, não só pelos pais como por toda a família.
Mas a presença de muitas pessoas no estúdio pode perturbar o bom funcionamento da sessão, bem como limitar o tipo de fotografias realizadas com o bebé sozinho.
Assim este é um tipo de sessão no qual apenas os pais e irmãos (caso existam) poderão estar presentes.
O que trazer
-
Leite (materno ou fórmula) para 3 mamadas
-
3 mantas (fofas ou de algodão - evitar as de malha já que podem marcar a pele do bebé)
-
Fraldas descartáveis
-
Toalhitas
-
Creme hidratante ou óleo de amêndoas doces
-
Compressas e soro fisiológico (caso o bebé necessite de limpeza de olhos ou umbigo)
-
Chupeta (caso não se sinta confortável em dar ao seu bebé, não se preocupe que não é obrigatório)
-
AeroOm ou Sacarose (caso utilizem e considerem necessário para ajudar a pegar na chupeta)
-
Escova de cabelo
-
Roupas para fotografar (aconselhável virem á parte)
A escolha das roupas e acessórios
PARA O BEBÉ:
Aqui no estúdio temos tudo o que o seu bebé irá necessitar usar durante a sessão, desde toucas, lenços, manta, etc. Não justifica virem carregados com elementos para a sessão, mas se sentirem essa vontade podem trazer alguma manta delicada (com rendas ou algum detalhe ou valor sentimental), algum bonequinho desde que de dimensão reduzida, ou outro acessório ou complemento que faça sentido para vocês. (tenha em consideração que não existem garantias que o poderemos usar).
PARA OS PAIS e IRMÃOS:
Aqui o melhor e mais simples conselho que temos para dar é que traga o que for mais confortável e lhe caia bem. Se for possível tenha em consideração as dicas adicionais:
Deverá de referência usar cores sólidas e evitar estampados para não retirar atenção ao assunto principal – o bebé. Quantos aos tons, o ideal será andar próximo dos castanhos, bege, cinzas, pretos, azul bebé ou escuro. O branco e cores fortes são de evitar, mas se estiver na dúvida traga e aqui ajudamos a escolher.
Caso não tenha roupas da mesma cor para todos, traga cores complementares (castanho com bege, azul escuro com azul claro, pretos com cinzas).
Para as fotografias "pele com pele" com a mãe, será necessário que traga um soutien sem alças ou uma faixa que sustente bem o peito, de preferência da cor da pele.
Também gostamos muito de fotografar em "pele com pele", mas apesar de funcionar lindamente em fotografias individuais, não é o ideal para fotografias de família.