2740IB0054N.jpg

O QUE ESPERAR

As sessões fotográficas de recém nascido são sessões muito específicas na medida
em que é uma sessão que gira em torno do bebé recém nascido, das suas necessidades e ciclos de sono para que possa comer e dormir sempre que desejar.
E porque a sessão tem de parar sempre que o bebé precisar, e uma vez que todos os nossos movimentos devem ser cuidadosos de forma a não causar alterações no sono do bebé quando os colocamos em poses ou mudamos de mantas para cestos, estas sessões podem ter uma duração de 3 a 5h.


Espere encontrar um ambiente limpo, quente e relaxante, preparado para receber
o seu bebé. A temperatura do ambiente estará mais elevada do que o habitual,
para que o seu bebé esteja confortável a dormir sem roupa.


Conte com um profissional formado e preparado para pegar, posicionar e até
alimentar o vosso bebé caso seja necessário (quando alimentados a LA por vezes
somos nós a administrar o alimento por forma a evitar que o bebé passe de colo
para colo, e assim evitar que ele possa despertar com este movimento).


Sabemos que este primeiro mês de vida do seu bebé é uma altura muito
sensível para os pais, e por isso, fora a alimentação do bebé, nada vos será pedido neste dia. Podem relaxar e observar. O trabalho é todo nosso.


A segurança e as necessidades do bebé serão sempre colocadas em primeiro
lugar, pelo que mal ele apresente sinais de fome ou cansaço, será feita uma
pausa de forma a que possa descansar e/ou ser alimentado.

 
Grande parte do tempo será despendido nestas acções, e a outra parte a adormecê-lo
pois queremos que o seu bebé esteja em sono profundo durante a sessão propriamente dita. Para isso será provavelmente necessário alimentá-lo mais do que seria habitual.
O bebé estará a maior parte do tempo sem roupa e sem fralda, pelo que pode esperar que haja muitos «xixis». Não se preocupe, é normal.
Tentaremos que o bebé tenha o mínimo contacto com a mãe de forma a estimular
o mínimo possível o seu reflexo pela procura de alimento, mas sempre que for
necessário o bebé será entregue aos pais.


 

2640BT_0009.jpg

Alimentação
Em casos de bebés alimentados a leite materno, o que a mãe come pode pôr em causa não só o bom funcionamento da sessão fotográfica, como a sua própria realização. É fundamental termos um bebé calmo e sereno.

Principalmente em casos de bebés com tendência a ter gases e cólicas, sugerimos que a mãe não ingira os seguintes alimentos nas 48h que antecedem a sessão:

- Morangos, Ananás, Laranjas, Limões, Amoras, Tomates, Chocolate, Comidas picantes, Bebidas gaseificadas, Café, Espargos, Cebolas, Brócolos, Feijão verde, Couves verdes, Feijão

 
De uma forma geral será aconselhável evitar alimentos ácidos e comidas condimentadas, bebidas gaseificadas e com cafeína, e vegetais verdes com tendência a gerar gases. Esta é uma lista útil para todas as mamãs que amamentam.


Cuidados da pele
Para além dos cuidados na alimentação, será necessário preparar a pele do seu bebé para que possa vir limpa e hidratada no dia da sessão. 
Ao nascer, a pele do bebé é seca e apresenta uma reduzida capacidade para manter a água e a temperatura. Por isso deve ser protegida e cuidada de forma especial.
Quando exposta aos elementos externos sem qualquer proteção, a pele frágil e delicada do bebé pode desidratar facilmente e tornar-se ainda mais suscetível a secura, prurido, irritação, infeção ou vermelhidão e escamação.

Após o banho, a pele deve ser limpa muito delicadamente (não deve esfregar a toalha na pele) e aplicado um creme com suaves massagens e com a pele ainda húmida, para aumentar a sua eficácia e proteção. Um dos nossos conselhos é utilizar óleo de amêndoas doces ou cremes com ph neutro.
Hidratar apenas no dia da sessão ou no dia anterior pode não só não resolver o problema como pode piorá-lo pois acelera o processo de escamação.
​É assim aconselhável que seja feita vários dias antes.



Apesar das fotos serem editadas e retocadas, é importante amenizar ao máximo estas manifestações, uma vez que não conseguimos garantir que o trabalho de edição seja suficiente para esse efeito.

A PREPARAÇÃO - OS DIAS ANTES DA SESSÃO

2677OL_0025.jpg
2677OL_0068.jpg

Irmãos
Em caso de haverem irmãos a participar, será conveniente que estes sejam trazidos no final da sessão, altura dedicada às fotografias em família.

Trata-se de uma sessão especialmente longa, e poderá ser difícil para uma criança manter-se no estúdio durante tanto tempo sem se aborrecer, o que poderá prejudicar a sua participação nas fotografias.
Para além disso, durante a sessão é imprescindível mantermos um ambiente calmo e sereno, e uma criança poderá desestabilizar não só o bebé, como o fotógrafo, comprometendo assim o resultado final da sessão.

 

Alimentação
Os bebés têm tendência a ter mais necessidade de alimento quando estão em novos e diferentes ambientes, e alimentá-lo no momento da chegada irá assegurar um bom início de sessão.
Se por alguma razão tiver de alimentar o seu bebé antes de chegar ou em algum momento nas duas horas que antecedem a sessão, tente dar-lhe só metade do leite.
Para bebés alimentados com leite adaptado, sugerimos que traga preparado para vários biberões. Os bebés ficam com muita fome durante as sessões, e poderão necessitar de comer 2 a 3 vezes mais do que o habitual.

O DIA DA SESSÃO

Os Pais
Os pais são um elemento fundamental na sessão, e o seu estado de espírito
influencia o decorrer da mesma na medida em que o bebé absorve as energias à
sua volta. Sabemos que é uma altura de muitas mudanças e poucas horas de sono,
hormonas em ebulição e sentimentos a mil à hora.
No entanto saiba que será muito importante deixar os sentimentos de nervosismo
e excitação, ansiedade e medo, fora do estúdio.
Por experiência própria sabemos que uma Mãe ou Pai em estado alterado irá
transmitir para o ambiente e para o seu filho o mesmo tipo de sentimento.
Pais calmos trazem sempre um bebé sereno e dorminhoco.

Sabemos que as sessões têm uma duração média que ronda as 3-5 horas. Cada bebé é um bebé, e cada sessão tem uma dinâmica, configuração e duração diferente. Não podemos garantir assim horas de término, pelo geralmente nós não temos mais sessões agendadas para o mesmo dia, de forma a que não hajam pressões ou cargas associadas a compromissos que possam prejudicar a sessão. Assim, é extremamente importante que os pais não tenham nada agendado para este dia.

O QUE TRAZER - PARA O BEBÉ

No que diz respeito a roupas e acessórios, temos tudo o que será necessário
para fotografar o seu bebé. Será assim apenas necessário que traga alguns artigos essenciais:

- fraldas, toalhetes e uma escova de cabelo
- creme ou óleo hidratante  
- chupeta (sendo aconselhável de cilicone para que naõ deixe marcas na pele do bebé) ou outro método de acalmar o bebé (AeroOm, ou outro tipo de gotas
serão bem vindas caso o bebé esteja habituado à sua administração)
- várias mantinhas (3 será o ideal)
- leite extra (caso o bebé seja alimentado com leite adaptado).

O QUE TRAZER - PARA OS PAIS

2709BN0046.jpg

Pais e irmãos são sempre convidados a participar na sessão de recém nascido sem qualquer valor adicional.

No que diz respeito ao que vestir, a ideia é utilizar peças intemporais que fiquem bem nas paredes da sua casa se vier a fazer da foto uma bela tela, e que permitam que a fotografia se mantenha actual durante muitos anos.
Sugerimos cores lisas ou padrões suaves, peças que não sejam distractivas. Não é absolutamente necessário que estejam todos a combinar, no entanto é conveniente que os tons sejam similares.

Será sempre aconselhável trazer à parte a roupa que irá utilizar na sessão. A probabilidade de haverem acidentes é bastante elevada no momento em que fazemos as fotografias de família.

O pai e a mãe poderão trazer roupa preta para um registo a preto e branco de baixo contraste, ou optar por camisas e vestidos brancos para fotos mais luminosas e a cores.
Caso a mãe não tenha roupa apropriada que lhe sirva nesta fase, sugerimos que traga uma faixa ou um sutien sem alças para poder escolher alguma peça do nosso guarda-roupa.


Em caso de haverem irmãos, para meninos será ideal trazer calças de ganga, camisa ou pólo branco e preto, e para as meninas vestidos brancos ou pretos. No própriodia veremos o que funciona melhor, sendo que em caso de meninos até por vezes fotografamos em tronco nú.
 
Quanto a cabelos e/ou maquilhagem, como é natural são elementos sempre opcionais. Chamamos à atenção que se tratam de fotografias importantes, que o seu filho/a irá levar para o resto da sua vida, pelo que será importante a forma como os pais se apresentam. O trabalho de edição deverá ser focado no aprimoramento das imagens e não no retoque de outros pormenores que podem ser contornados antes da sessão.
Uma vez que as sessões são agendadas à primeira hora, muitas vezes as mães não têm tempo para dedicarem à sua imagem, pelo que podemos disponibilizar o serviço de maquilhagem e penteado caso deseje.


O serviço de cabelo e maquilhagem tem o valor adicional de 50,00€ e encontra-se disponível mediante solcitação prévia. Está condicionado pela disponibilidade da nossa maquilhadora, pelo que caso esteja interessada, por favor contacte-nos o quanto antes. O serviço de penteado está disponível sob orçamento.
 
Para sua comodidade, o nosso estúdio disponibiliza café, águas e bolachinhas para que se possa servir durante a sessão.
Também não haverá qualquer inconveniente caso deseje deslocar-se fora do estúdio para almoçar ou comer qualquer coisa.
No entanto esteja à vontade para trazer de casa snacks ou mesmo lanche.

2559BN_0141.jpg
contamestórias fotografia_fotografia recém nascido_newborn_sessão_fotográfica_estúdio_port

QUEM PODE PARTICIPAR NA SESSÃO?

A chegada de um bebé é um momento muito desejado, não só pelos pais como por toda a família.​

No entanto estes primeiros tempos têm tanto de belo como de desafiantes, e gerir as primeiras saídas de casa é dos momentos mais complicados.

Por isso esta deve ser o mais tranquila e relaxada possível, sem pressão nem outros elementos à mistura.

Também porque a presença de muitas pessoas no estúdio pode perturbar o bom funcionamento da sessão, bem como limitar o tipo de fotografia realizada, este é um

momento no qual apenas os pais e irmãos (caso existam) poderão estar presentes.

Mas caso tenha mais alguma dúvida em relação a esta ou outra questão, não hesite em nos contactar!

Questionário

Voltar