Parabéns! O grande dia chegou e depois destes intermináveis 9 meses o seu bebé está finalmente nos vossos braços!

Dar as boas-vindas a um bebé é ao mesmo tempo um momento alegre e avassalador, bem sabemos. Vocês decidiram capturar este momento fugaz que é os primeiros dias do vosso bebé, e muito em breve (mais breve do que imaginam) o irão recordar de forma mágica e nostálgica.

Todos os bebés que apresentamos no nosso portfolio são diferentes, mas todos têm uma coisa em comum: os seus pais seguiram este guia de preparação.

Um bebé pacífico e sonolento irá colaborar melhor na sessão, e para procurarmos garantir isto precisamos de uma pequena ajuda vossa. 

Prometemos que tudo isto irá valer a pena.

 

 

PREPARAÇÃO PARA A SESSÃO DE RECÉM NASCIDO

A chegada de um bebé é um momento muito desejado, não só pelos pais como por toda a família.​

No entanto estes primeiros tempos têm tanto de belo como de desafiantes, e gerir as primeiras saídas de casa é dos momentos mais complicados.

Por isso esta deve ser o mais tranquila e relaxada possível, sem pressão nem outros elementos à mistura.

Também porque a presença de muitas pessoas no estúdio pode perturbar o bom funcionamento da sessão, bem como limitar o tipo de fotografia realizada, este é um

momento no qual apenas a família nuclear deverá estar presente. 

Se houver a vontade ou necessidade de algum familiar vos acompanhar ou participar, será sempre importante sermos informados e falarmos um pouco sobre isso.

A importância de gerir e adequar as expectativas

Enquanto se preparam para a sessão fotográfica do seu bebé, alguns pais gostam de fazer algumas pesquisas para trazer algumas ideias para a sessão, o que não tem nada de errado, mas é importante perceber que podem não ser realistas ou não se adequar ao seu bebé em específico ou até ao estilo e tipo de trabalho do fotógrafo que escolheu.

O ideal é mesmo vir sem expectativas, até porque de acordo com a nossa experiência quando elas existem ou não são possíveis colocar em prática ou colocam em risco o bom funcionamento e o estado de relaxamento do bebé. No entanto, caso tenha alguma ideia em específico que seria importante para si, seja a nível de poses, composição de cenários ou tonalidades que gostasse de ver utilizadas, será fundamental entrar em contacto telefónico connosco alguns dias antes da sessão.

Os pais devem sempre verificar primeiro a qualidade e o estilo de trabalho do fotógrafo para garantir ele tem o conhecimento técnico e experiência necessárias para obter o resultado pretendido. Alguns fotógrafos focam-se mais no bebé, outros em cenários ricos de adereços, alguns em cenas mais florais, e todos esses estilos devem ser discutidos com antecedência.

Analise o tipo de fotografias que gostaria que fossem feitas e se o plano que escolheu se enquadra no que espera a nível de número de cenários e de participantes.

Uma sessão fotográfica que não tenha irmãos a participar e poucas fotografias de família, terá um resultado diferente do que outra em que nos tenhamos de dedicar em compor cenários para irmãos, fotografias individuais com pai e mãe, e ainda outras com a família completa. 

Tenha sempre em mente que um fotógrafo de recém-nascidos experiente e de confiança, terá sempre em consideração primeiro a segurança e bem estar do bebé e só depois a qualidade e a criatividade. Nunca o oposto.

Quem pode participar na sessão?

A chegada de um bebé é um momento muito desejado, não só pelos pais como por toda a família.​

Mas a presença de muitas pessoas no estúdio pode perturbar o bom funcionamento da sessão, bem como limitar o tipo de fotografias realizadas com o bebé sozinho.

Assim este é um tipo de sessão no qual apenas os pais e irmãos (caso existam) poderão estar presentes.

O que trazer

  1. Leite (materno ou fórmula) para 3 mamadas

  2. 3 mantas (fofas ou de algodão - evitar as de malha já que podem marcar a pele do bebé)

  3. Fraldas descartáveis

  4. Toalhitas

  5. Creme hidratante ou óleo de amêndoas doces

  6. Compressas e soro fisiológico (caso o bebé necessite de limpeza de olhos ou umbigo)

  7. Chupeta (caso não se sinta confortável em dar ao seu bebé, não se preocupe que não é obrigatório)

  8. AeroOm ou Sacarose (caso utilizem e considerem necessário para ajudar a pegar na chupeta)

  9. Escova de cabelo

  10. Roupas para fotografar (aconselhável virem á parte)

2640BT_0009.jpg

A escolha das roupas e acessórios

PARA O BEBÉ:

Aqui no estúdio temos tudo o que o seu bebé irá necessitar usar durante a sessão, desde toucas, lenços, manta, etc. Não justifica virem carregados com elementos para a sessão, mas se sentirem essa vontade podem trazer alguma manta delicada (com rendas ou algum detalhe ou valor sentimental), algum bonequinho desde que de dimensão reduzida, ou outro acessório ou complemento que faça sentido para vocês. (tenha em consideração que não existem garantias que o poderemos usar).

PARA OS PAIS e IRMÃOS:

Aqui o melhor e mais simples conselho que temos para dar é que traga o que for mais confortável e lhe caia bem. Se for possível tenha em consideração as dicas adicionais:

Deverá de referência usar cores sólidas e evitar estampados para não retirar atenção ao assunto principal – o bebé. Quantos aos tons, o ideal será andar próximo dos castanhos, bege, cinzas, pretos, azul bebé ou escuro. O branco e cores fortes são de evitar, mas se estiver na dúvida traga e aqui ajudamos a escolher.

Caso não tenha roupas da mesma cor para todos, traga cores complementares (castanho com bege, azul escuro com azul claro, pretos com cinzas).
Para as fotografias "pele com pele" com a mãe, será necessário que traga um soutien sem alças ou uma faixa que sustente bem o peito, de preferência da cor da pele.

Também gostamos muito de fotografar em "pele com pele", mas apesar de funcionar lindamente em fotografias individuais, não é o ideal para fotografias de família.

2559BN_0141.jpg
contamestórias fotografia_fotografia recém nascido_newborn_sessão_fotográfica_estúdio_port

CABELO e MAQUILHAGEM

Como é natural o arranjo do cabelo e maquilhagem são elementos sempre opcionais, mas aconselháveis. Tratam-se de fotografias importantes, que o seu filho/a irá levar para o resto da sua vida, pelo que será importante a forma como os pais se apresentam.
No caso de estar a pensar fazer a sua própria maquilhagem ou recorrer a este serviço fora do estúdio chamamos a atenção que nem todos os profissionais desta área têm o conhecimento sobre como fazer a maquilhagem certa para as fotografias, quer a nível das sombras de olhos como do tom e tipo de base escolhida para uniformizar a pele.


Uma vez que muitas vezes as mães não têm tempo para dedicarem à sua imagem nesta altura, podemos disponibilizar o serviço de maquilhagem e cabelo caso deseje.
Este serviço
 tem o valor adicional de 50,00€ e encontra-se disponível mediante solicitação prévia e está condicionado pela disponibilidade da nossa maquilhadora.

Os dias antes da sessão

2740IB0054N.jpg

CUIDADOS DA PELE

Será importante preparar a pele do seu bebé para que possa vir limpa e hidratada no dia da sessão. 

Após o banho, a pele deve ser limpa muito delicadamente (não deve esfregar a toalha na pele) e aplicado um creme com suaves massagens e com a pele ainda húmida, para aumentar a sua eficácia e proteção. Um dos nossos conselhos é utilizar óleo de amêndoas doces ou cremes com ph neutro.
Hidratar apenas no dia da sessão ou no dia anterior pode não só não resolver o problema como pode piorá-lo pois acelera o processo de escamação.
​É assim aconselhável que seja feita vários dias antes.

Apesar das fotos serem editadas e retocadas, é importante amenizar ao máximo estas manifestações, uma vez que se precisarmos editar muito a pele do seu bebé, esta ficará com uma textura estranha e "plástica".



 

2677OL_0068.jpg
750_7154_HR.jpg

O dia da sessão

1. MANTER O BEBÉ ACORDADO
(se possível)
Este é um conselho muito importante, senão fundamental, já que bebés muito dorminhocos por vezes ficam sensíveis quando retiramos a roupa. 
O ideal será tentar manter o seu bebé acordado uma hora ou mais antes da sessão. Pode dar-lhe um banho, fazer uma pequena massagem e hidratar a sua pele ou deixá-lo algum tempo de bruços. Claro que se o seu bebé estiver demasiado cansado e só quiser dormir e comer, pode fazer-lhe a vontade, pois a última coisa que gostaríamos é que mãe e pai chegassem ao estúdio emocionalmente esgotados. 
Mas se puder, dê-lhe um banho e faça-lhe uma boa massagem para que fique algum tempo acordado e faça um cocó antes da sessão.

 
2. COMO VESTIR SEU BEBÉ
Temos tudo o que é necessário para a sessão, pelo que não há necessidade de trazer roupas especiais para seu bebé. Será apenas importante se lhe puder vestir algo que seja fácil de tirar. Idealmente, uma roupa que fecha ou abotoa à frente em vez de algo que tenha de ser removido pela cabeça. Seria bom colocar a fralda um pouco mais folgada do que normalmente faz, para que a sua pele não fique muito marcada.


3. ALIMENTAÇÃO DO BEBÉ
Apesar de querermos o seu bebé bem relaxado e sonolento durante a sessão, a verdade é que quando chegar ao estúdio iremos ter de lhe tirar a roupa, hidratar a pele e trocar de fralda (se necessário). Por este motivo ele irá despertar, e portanto precisará de comer para poder relaxar e entrar de novo no sono. Assim, e por este motivo pedimos que se possível oriente as mamadas para que seja hora de comer quando cá chegar. Caso não seja possível não se preocupe, pois mesmo que o tenha alimentado mesmo antes de sair de casa, certamente o seu bebé não se irá importar de comer de novo.
 

4. FILHOS MAIS VELHOS

Em caso de existirem irmãos a participar, será conveniente que estes sejam trazidos no final da sessão, altura dedicada às fotografias em família.
Trata-se de uma sessão especialmente longa, e poderá ser difícil para uma criança manter-se no estúdio durante tanto tempo sem se aborrecer,
o que poderá prejudicar a sua participação nas fotografias. 

Para além disso, durante a sessão é imprescindível mantermos um ambiente calmo e sereno, e uma criança poderá desestabilizar não só o bebé,
como o fotógrafo, comprometendo assim o resultado final da sessão.


4. ORGANIZE A SUA AGENDA
A sessão pode durar entre duas a três horas, mas um bebé recém-nascido é muito imprevisível.
Assim, r
ecomendamos não agendar nenhum compromisso após sua sessão.


5. OBSERVE E RELAXE
Nada mais lhe será pedido, para além de alimentar ou preparar o biberão do seu bebé.
Portanto enquanto o seu bebé estiver a dormir e a ser fotografado, aproveite para descansar, comer, beber ou até dormir também.


 

Comodidades

O nosso estúdio encontra-se preparado para vos proporcionar uma experiência relaxante e de conforto.
Não temos elevador, pelo que conte em subir dois patamares de escadas, mas no interior temos tudo o que precisa:

WC
Mesa de maquilhagem
Sofá e cadeiras
Muda fraldas
Acessórios para o bebé
Guarda roupa para pais e irmãos
Livros 
Snacks
Máquina de Café
Máquina de filtragem de água
Fervedor
Aquecedor de Biberões

750_8752.jpg
750_8771.jpg
750_8743.jpg
750_8762.jpg
750_8741.jpg
750_8749.jpg





Não hesite em nos contactar para o esclarecimento de alguma questão que considere importante ou qualquer dúvida adicional.

Até breve!