top of page
  • Foto do escritorDavid

5 razões para imprimir as suas imagens já!!

Sim, eu sei que já ouviram que devem imprimir as vossas imagens milhões de vezes e sei que sabem porquê, mas eu sei que não o fazem, pelo menos não com o nível de compromisso que deveriam ter, com tão importante função... E afinal porque o devem fazer?

1. Ficheiros Digitais não são seguros Uma coisa vos posso garantir. Vocês vão perder uma boa parte, senão todas as imagens que estão guardadas no vosso telemóvel ou computador. A questão não é se isso vai acontecer, é quando! Claro que um bom sistema de Backups, com 2 discos externos e clouds minimiza esse risco, mas, cá entre nós, estão a fazê-lo?!



2. Ficheiros Digitais são "fast food"

Vivemos na era digital e é super importante termos estas imagens neste suporte. Fazemos uma Sessão Fotográfica, por exemplo, e obviamente que queremos ter estas imagens no nosso telemóvel, queremos enviar rapidamente para a nossa "mais-que-tudo" e para os avós aquela imagem espetacular da Sessão de Recém Nascido e queremos ainda publicar nas redes sociais uma imagem linda do nosso Bebé. E está tudo certo! Mas, onde estarão estes .jpeg´s, daqui a, digamos, 10 anos?


3. Imprimir é existir

Quando imprime uma imagem, está a conferir-lhe uma inegável existência. Essa imagem existirá para todo o sempre e fará parte da sua família. Imprimir é documentar a sua família e o seu crescimento. É garantir que não cai no esquecimento. É permitir voltar àquela imagem, àquele momento, sempre que lhe apetecer ou por vezes, por acaso, porque simplesmente encontra aquele Álbum numas mudanças ou arrumações. Para mim, que sofro um pouco de sentir que não consigo usufruir por inteiro dos momentos que partilho com a minha família no tempo presente, estarmos sentados no chão da sala, com centenas de fotografias e álbuns espalhados, é o derradeiro momento de família!



4. Imprimir é decorar

Há lá melhor do que ver uma fotografia de família por cima da lareira!! Hoje em dia, conseguimos uma qualidade de impressão fantástica, em todo o tipo de suportes, para soluções de grande formato, que se adaptam a todos os locais da nossa casa. Todos queremos uma casa bonita, e não há melhor forma do que um corredor carregado de pequenas molduras com dezenas de fotografias ou uma grande Tela fineart com aquela pose linda do nosso recém nascido, por cima da cómoda do seu quarto. 5. Imprimir é documentar Imprimir é documentar alturas importantes da sua vida e da sua família. É assegurar-se que cria um legado para deixar na sua família. Ainda recentemente, uma cliente nos confessou, e acabou por me inspirar a escrever este Post, que no seu cofre de casa, não guardava dinheiro ou jóias, mas sim alguns documentos importantes e, todas aquelas fotografias que não quereria perder por nada, caso sofresse algum acidente indesejado.

Honestamente, fez-me pensar, no que quereria eu salvaguardar, caso tivesse 2 minutos para retirar de minha casa, tudo o que fosse mais importante para mim. E vocês, o que retirariam?


Nota Final: Porque imprimir no seu fotógrafo é tão caro (comparando com as grandes superfícies)?

De uma forma geral, o seu fotógrafo, irá sempre optar pela melhor qualidade de impressão possível, recorrendo aos laboratórios que oferecem as melhores tecnologias de impressão disponíveis e não as mais baratas possíveis. Enquanto fotógrafo com brio no meu trabalho, se me dedico à preparação de toda a Sessão, incluindo pele, cabelo, makeup, vestuário, etc, à montagem de todo o cenário, usando as melhores luzes de estúdio possíveis, estudando e aprimorando as poses, editando a imagem com todo o detalhe possível, não vou querer ver a minha fotografia "mal" impressa. E por "mal" entenda-se uma imagem incorretamente cortada, com equilibro de cores incorreto, num papel de fraca qualidade e sem detalhe, etc, etc. Quero sempre ver a imagem na melhor qualidade possível, seja ela impressa numa simples revelação de 15x20, seja numa Tela Fineart de 150cm.

E se assim é verdade para mim, mais se aplica na hora de entregar uma impressão ao cliente. Quero que ela esteja ao nível da fotografia que tiramos! E é por isso, que uma impressão simples numa superfície comercial custa 0,50€ e no seu fotógrafo custa 3, 4 ou 5€. Toca lá a imprimir!

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page