top of page
  • Foto do escritorLissette

As sessões de Recém Nascido são todas diferentes - e porquê?

Atualizado: 5 de abr. de 2022



A fotografia de recém-nascido é um marco significativo e memorável para qualquer família, sejam pais de primeira, segunda ou terceira viagem, este tipo de sessão é usada para capturar a emoção e a alegria da chegada de um filho. Como esta sessão fotográfica marca um momento verdadeiramente especial, é natural que sejam criadas grandes expectativas e suposições sobre o processo e qual o tipo de fotografias que serão entregues.

A resposta para o título deste post é simples e muito óbvia, apesar de no momento em que os pais estão a idealizar a sessão fotográfica do seu filho não parecer: todos os bebés são diferentes.


Este post serve essencialmente para ajudar a perceber o porquê, e tornar claro o processo que se encontra por detrás de cada sessão, por forma a que percebam que no fundo cada imagem se encaixa na especificidade e exclusividade de cada bebé e que nunca e de forma alguma aceitaremos comprometer o sono, o conforto e segurança de um recém nascido para conseguir uma imagem, seja ela qual for.



Esta é das fotografias mais pedidas no que toca a fotografar os bebés recém nascidos com irmãos. No entanto só a conseguimos, até hoje, realizar uma vez com sucesso. Este tipo de imagem precisa de ter uma série de condições específicas reunidas para ser possível.


O bebé comanda a sessão

Vemos muitos pais a chegarem ao estúdio com ideias específicas, fotografias gravadas, e expectativas que não vamos dizer se são baixas ou elevadas, mas sim muitas vezes inadequadas. Isto porque cada bebé é único e especial, e tal como nós, tem os seus ritmos, as suas características e especificidades, pelo que não podemos de forma alguma garantir que vamos conseguir colocar o bebé em determinada pose ou adereço, fotografa-lo nu ou com wraps, de olhos abertos ou fechados.

Portanto a primeira coisa que fazemos questão de dizer a todos os pais no início de cada sessão, é que esta será comandada pelo seu bebé, e que tudo o resto decorrerá de acordo com o que para ele for mais natural e confortável. O mais importante é que o seu bebé esteja calmo durante toda a sessão, e que se assim acontecer, eles vão ficar maravilhados com o resultado independentemente das posições, ângulos ou adereços utilizados.


Os bebés são todos diferentes

Depois de informar os pais de que a sessão irá decorrer de acordo com o ritmo e necessidades do seu bebé - não vamos colocá-lo de barriga para cima se ele preferir estar de barriga para baixo, assim como não vamos forçá-lo a adormecer se o que ele quiser é estar acordado, etc - o passo seguinte é conhece-lo.

Qual a posição que ele adoptou durante o tempo em que esteve na barriga, como decorreu o parto, como funciona ou seu intestino, quais são os seus ritmos de sono e de alimentação, se existe alguma questão de saúde à qual devamos estar alertas, entre muitas outras particularidades, precisamos saber quais os pontos mais sensíveis do bebé, para poder minimizar o risco de desconforto e conseguir movimentá-lo ou posicioná-lo da forma mais adequada para ele.


O fotógrafo pode influenciar a sessão

O "comportamento" de cada bebé influencia o resultado da sessão fotográfica, contudo o fotógrafo tem muita responsabilidade no que a isto diz respeito. É imprescindível sabermos tomar as melhores decisões e adaptar o tipo de sessão a cada bebé, pois nem todos os recém nascidos gostam que lhes mexam nas mãos, assim como nem todos toleram estar a dormir sem roupa. Ora isto serve apenas para dizer que são inúmeras as variáveis que precisamos ter em consideração para saber como dirigir a sessão, assim como posicionar, movimentar e acalmar cada bebé, e cada decisão que tomamos pode influenciar o decorrer da sessão e o estado de relaxamento do recém nascido.

É fundamental sabermos se temos um bebé que reage ao som, ao movimento e ao toque, qual a intensidade do seu tónus muscular, qual a maturidade do seu intestino, qual o grau dos seus reflexos primitivos, que posição adoptou durante os nove meses de gestação, como foi o parto, de que forma é alimentado, como expressa a sua personalidade (sim, um bebé recém nascido já tem personalidade!!!) como tem sido a sua (pequena) experiência de vida, entre muito outros. São inúmeros os factores que podem por em risco a tranquilidade e o conforto de um bebé recém nascido, e muitos são desconhecidos pelos pais, pois em boa verdade estes ainda estão a conhecê-lo. E portanto ainda que o bebé seja muito calmo e dorminhoco em casa, não existe forma de prever como irá reagir às solicitações de uma sessão fotográfica de recém nascido.


Os recém nascidos nem sempre querem estar a dormir!

O ideal é fotografarmos o bebé a dormir, pois desta forma podemos ter mais diversidade de poses e de pormenores. Contudo nem todos os recém nascidos ficam calmos e relaxados quando estão sem roupa - aliás este é sem dúvida o grande desafio deste tipo de sessão fotográfica - ficando agitados e irrequietos a partir do momento em que estão com a pele descoberta, ainda que estejam quase 30º na zona em que os estamos a fotografar.

Seguir as dicas que enviamos aos papás antes da realização da sessão é sempre importante, mas o facto de termos um bebé acordado não é de todo impeditivo ou limitativo, adoramos fotografá-los de olhos abertos e captar assim as suas fantásticas expressões (as avós adoram também!!!).


As sessões devem decorrer nos primeiros 15 dias de vida

Sim. Mas ainda assim só o factor idade não nos garante que conseguiremos ter um bebé tranquilo e relaxado, muito menos ainda se for colocado em posições que para ele não são confortáveis. Como exemplo posso dar a sessão do Jonathan, que com apenas 5 dias de vida, fez-me suar como poucos bebés fizeram até hoje - a mim e à mãe, que teve de estar praticamente a sessão inteira com o seu dedo na sua boca. O Jonathan nasceu com um reflexo de sucção extremamente acentuado, e como só tinha 5 dias os pais ainda não tinham encontrado a chupeta certa para ele. Portanto ele só acalmava com a mama ou com o dedo da mãe. Quando chorava chorava a sério, mas a dormir era um anjo como podem ver!


Jonathan, 5 dias

Geralmente procuramos fazer a sessão fotográfica de recém nascido mais perto dos 10 dias, contudo como o Jonathan nasceu no seio de uma família israelita de crenças judaicas, ele ia ser circuncisado com cerca de 8 dias de vida, pelo que não queríamos ter de lhe causar ainda mais desconforto numa altura em que ele estaria em recuperação. Para além disso nasceu com mais de 4kg, e portanto não poderíamos arriscar fazer a sessão com duas ou três semanas de vida, tendo ele perto de 5kg.


Resumindo, o que queremos transmitir aqui é que as sessões fotográficas de recém nascido precisam de ter uma sequência e uma ordem adaptada a cada bebé. Claro que muitas vezes acedemos a pedidos especiais dos pais, mas isto tem de acontecer de forma natural, não forçada. As melhores fotografias só acontecem se deixarmos as coisas fluir!




“Qual das minhas fotografias é a minha favorita? A que vou fazer amanhã. " - Imogen Cunningham



#fotografiadecemnascido #fotografiabebé #bookbebé #bookrecémnascido #booknewborn #fotografia #recémnascido #recém #nascido #sessaofotograficaestudio #sessaofotograficagravida #sessaofotograficagravidez #ensaiogestante #sessaofotograficamaternidade #matosinhos #porto #fotos #gravida #fotografias #sessãofotográfica #sessão #fotosgravidez #gestante #nudez #estúdio #exterior #fotosgestante #bookgravidez #bookgrávida #bookmaternidade #sessãofotográficagrávidas #sessãográvida #sessãogravidez #sessãobebé #coimbra #braga #gaia #maia ##guimarães #vilareal #Sessão #fotográfica #bebé #Porto #sessãofotográficanewborn #Sessão #fotográfica #book #idade #Fotografia #recémnascido #sessãofotograficanewborn #Porto #Matosinhos #newborn #bebé #fotosnewborn #fotosrecémnascido #fotosbebé #fotos #recem #nascido #sessão #fotografia #recémnascido #recém #nascido #fotos #newborn #sessão #fotográfica #sessãofotográfica #bebé #estúdio #ensaio #book #fotos #contamestórias #porto #matosinhos












116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page