top of page

O desafio de fotografar bebés de 2 e 3 meses!


Fotografar bebés de 2 e 3 meses, é quase como fotografar crianças de 2 e 3 anos: são etapas únicas e maravilhosas, mas um gigante desafio! São geralmente as idades que levam os fotógrafos mais experientes a enfrentarem os seus maiores medos e inseguranças. E porquê?



Se com 2 e 3 anos a criança está numa fase em que é mais autónoma, procurando afirmar-se e realizar as suas vontades, decidindo muitas vezes que simplesmente não quer tirar fotografias, com 2 e 3 meses temos bebés numa fase pouco fotogénica onde muitas vezes não temos mais do que 15-30 minutos de boa disposição.


De facto não é o momento mais interessante para fotografar, mas caramba, como resistir a estas bochechas e olhares curiosos?



Muitas vezes os pais procuram-nos para fotografar nesta idade porque optaram por não fazer a sessão fotográfica de recém nascido, mas querem ainda assim fotografias do seu bebé pequenino. Outras vezes são as primeiras sessões dos planos de acompanhamento.


Nos últimos tempos temos fotografado muitos bebés "mais velhos", pois devido à situação pandémica em que vivemos, os pais acabaram por decidir resguardar os seus bebés recém nascidos quando tudo começou, e porque estivemos encerrados devido ao estado de emergência.



E se durante muito tempo debati-me comigo mesma com estas sessões, pois no fundo achava que era uma fase pouco fotogénica, muitas vezes convencendo os pais a fazer a sessão alguns meses mais tarde, neste momento estou rendida. Aliás, já há algum tempo que tenho estado dedicada a descortinar as melhores técnicas para fotografar esta fase, e fiquei simplesmente rendida.


Claro que não é um tipo de sessão que substitui a típica sessão de recém nascido, pois é mais limitada a nível de poses, expressões e mesmo de duração, mas quando os pais não tiveram possibilidade de fotografar os seus bebés com poucos dias de vida, esta é sem dúvida uma excelente opção.





Hoje decidi partilhar algumas características das sessões com bebés de 2 e 3 meses, para que os pais saibam com que contar quando ponderarem fotografar os seus filhos com esta idade.


É uma sessão curta!

Claro que isto varia muito de bebé para bebé, mas muito raramente nesta faixa etária encontramos bebés que tenham mais de 30 minutos de boa disposição. Isto porque um estúdio fotográfico tem muita informação nova que eles procurarão assimilar, e esta é uma idade em que eles absorvem tudo! Para além disso há as mudanças de roupa, o chamar de atenção para procurarmos ter alguns olhares curiosos, e tudo isto encurta naturalmente a janela de boa disposição.



Mas isso não significa que tenhamos de terminar no momento em que o sono começa a dar sinais. Neste momento geralmente gosto de me dedicar a fotografar os pormenores, a interação com os pais, o mimo e o colo.



É uma sessão sem sorrisos!

O bebé de 2 e 3 meses reconhece facilmente os seus pais e já sorri bastante perante as suas expressões e vozes. No entanto com estranhos é um pouco mais difícil fazê-lo, pois numa sessão para além de todo o mundo de cores e texturas que eles adoram saborear, e que estão ali à sua volta a captar-lhes toda a sua atenção, pode ser um pouco assustador para um bebé ter uma grande máquina fotográfica à frente do seu rosto.




É uma sessão sem planeamento!

Por mais que gostemos de poder preparar e planear o nosso trabalho, a verdade é que trabalhamos com crianças e o inesperado está sempre à espreita. E se isto é verdade para todas as faixas etárias, nesta esta idade em específico é um facto assumido. Nunca sabemos quando teremos de mudar de estratégia, de planos e de set. Mas se existe alguma estratégia que funciona sempre, é alimentar o bebé para o acalmar. Isto permite-lhe receber alimento, mas mais importante de tudo é receberem aquele mimo, conforto e aconchego que eles tanto precisam para se sentirem seguros num novo ambiente.




Claro que a maior parte das vezes este momento fica na intimidade de mãe e filho, mas em outras as mães não se importam nada de serem fotografadas, e muitas vezes ainda inserimos este tipo de set no workflow da sessão.



É uma sessão onde os pais são o ponto chave!

Nem sempre o fazemos, mas em alguns tipos de sessão aconselhamos mesmo os pais a ficarem sentados no sofá, e apenas ficarem a observar. Não só porque preferimos ter os pais mais relaxados para poderem tirar proveito daquele momento, como porque ter os pais muito perto pode provocar reacções de choro.




No entanto são uma peça chave, sempre. E se algumas vezes precisamos apenas deles no final da sessão, para as fotografias em família, outras vezes é a sua interação que nos permite manter o bebe calmo e confortável. Muitas vezes são nestes momentos inesperados que tiramos fotografias únicas da mãe a beijar o pé e do pai a segurar a mão.




As sessões fotográficas de bebés recém nascidos a dormir são lindas e inestimáveis!

São um momento maravilhoso repleto de ternura e de pormenores tão valiosos que a nossa memória nem tem capacidade de assimilar.


Mas aos 2 e 3 meses temos a possibilidade de captar vislumbres da sua personalidade.

As primeiras preguinhas nas coxas, a verdadeira cor dos olhos, os primeiros olhares de admiração. Definitivamente uma etapa que merece ser registada e não esquecida.


É uma sessão que exige um pouco mais de criatividade e truques de bolso, mas que vale bem a pena!








443 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page