top of page
  • Foto do escritorLissette

É o flash de estúdio seguro para fotografar bebés e crianças?

Como fotógrafos de recém-nascidos, bebés e crianças, recebemos ocasionalmente perguntas de pais preocupados com a segurança na utilização do flash nos olhos de seus bebés. Como pais compreendemos perfeitamente as preocupações que os pais têm, e muitas vezes até nos questionamos sobre o porquê de não nos colocarem mais vezes esta pergunta:


É A UTILIZAÇÃO DO FLASH DE ESTÚDIO É SEGURA PARA BEBÉS?


É frequente vermos notícias sobre bebés que aparentemente ficam cegos como resultado de fotografias tiradas com flash. Isto causa muitas preocupações aos pais e muitos ficam apreensivos sobre a segurança da utilização do flash quando fotografamos bebés e crianças.


Mas o flash utilizado durante as sessões fotográficas com bebés é muito diferente do que a maioria das pessoas pensa quando se fala em "flash" - luz directa focalizada num ponto e que é projectada a poucos centímetros do rosto de um bebé, como é o flash das máquinas fotográficas e dos telemóveis. Os fotógrafos profissionais de bebés não utilizam este tipo de flash, pois não só é pouco agradável para quem é fotografado como não proporciona uma luz bonita. Para um efeito esteticamente mais agradável, procuramos utilizar a luz de uma forma suave, e para isso não só utilizamos a luz de forma indirecta (projectando a luz para um guarda chuva que por sua vez reflecte a luz para os nossos "modelos"), como ainda a difundimos com dois difusores por forma a que a luz que chegue aos bebés seja o mais suave e agradável possível. Assim obtemos uma luz que parece a luz de uma janela, e não a luz de um flash que é projectado directamente sobre os bebés. Quanto maior o guarda chuva, maior a difusão e portanto maior a suavidade da luz, e por este motivo utilizamos um com 180cm de diâmetro. Para além disso ainda escolhemos uma unidade de flash que nos permite uma grande regulação de luz, e assim fotografar com baixas potências sem perder qualidade.





Claro que, a grande maioria das vezes, os recém-nascidos estão a dormir e a distância ao flash ainda é considerável, mas muitos bebés são foto sensíveis ainda que de olhos fechados. Contudo nem sempre assim é, e temos muitas vezes bebés que ficam acordados durante longos períodos de tempo, e é muito importante para nós garantir a sua segurança e deixá-los livres de riscos quer estejam a dormir quer estejam acordados.




Sintam-se por favor à vontade para expressarem as vossas dúvidas ou preocupações relativamente a este assunto!


Beijinhos, Lissette e David


76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page